As organizações estão em constante processo de mudanças, tais mudanças afetam estruturas, estratégias, tecnologias, sistemas, processos e cultura organizacional.
A cultura é entendida como um conjunto de crenças, valores e significados compartilhados pelos membros de uma organização, gerando influência direta na internalização de regras, normas, ritos e mitos presentes nos contextos social e organizacional, gerando reflexos nos comportamentos e na identificação dos indivíduos com a organização.
DIAGNÓSTICO CULTURAL
Trata-se de conhecer a identidade e o modo de funcionamento da organização. Este trabalho é fundamental para se compreender a subjetividade que determina o comportamento dos profissionais.
Metodologia:
- Realização de reuniões estratégicas
- Elaboração e aplicação de pesquisa de cultura e clima qualitativa e quantitativa
- Realização de uma grande sessão de braistorming
- Consolidação dos resultados
Resultados esperados
- Conhecer os pontos fortes e fracos da organização;
- Avaliar a congruência da missão, visão e valores da organização com a rede humana
- Identificar quais são as competências que necessitam ser agregadas
- Criar um planejamento e execução de políticas, processos e práticas visando criar uma cultura e um clima favorável ao alto desempenho atrelados aos valores organizacionais.
PESQUISA DE CLIMA – PCO
A PCO – Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de diagnóstico, permitindo identificar a necessidade de ações para aumentar a satisfação dos trabalhadores, o que certamente irá trazer melhores resultados para a empresa, uma vez que o clima organizacional afeta o desempenho individual e este por sua vez o desempenho das organizações.
Metodologia:
- Identificação dos pilares organizacionais
- Elaboração e aprovação do questionário
- Plano de comunicação interna
- Tabulação dos resultados
- Apresentação das APC’s – Ações propostas pela consultoria
Resultados esperados
- Antever problemas de rotatividade, absenteísmo e afastamentos
- Conhecer quais são os fatores que estão afetando negativamente a empresa
- Atuar na falta de motivação e entusiasmo da equipe
- Reduzir índices de conflitos organizacionais
- Melhorar a comunicação e satisfação das pessoas
- Aumento de produtividade com qualidade