GESTÃO DE CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

As organizações estão em constante processo de mudanças, tais mudanças afetam estruturas, estratégias, tecnologias, sistemas, processos e cultura organizacional.

A cultura é entendida como um conjunto de crenças, valores e significados compartilhados pelos membros de uma organização, gerando influência direta na internalização de regras, normas, ritos e mitos presentes nos contextos social e organizacional, gerando reflexos nos comportamentos e na identificação dos indivíduos com a organização.

 

DIAGNÓSTICO CULTURAL

 

Trata-se de conhecer a identidade e o modo de funcionamento da organização.  Este trabalho é fundamental para se compreender a subjetividade que determina o comportamento dos profissionais.

 

Metodologia:

 

  • Realização de reuniões estratégicas
  • Elaboração e aplicação de pesquisa de cultura e clima qualitativa e quantitativa
  • Realização de uma grande sessão de braistorming
  • Consolidação dos resultados

 

Resultados esperados

 

  • Conhecer os pontos fortes e fracos da organização;
  • Avaliar a congruência da missão, visão e valores da organização com a rede humana
  • Identificar quais são as competências que necessitam ser agregadas
  • Criar um planejamento e execução de políticas, processos e práticas visando criar uma cultura e um clima favorável ao alto desempenho atrelados aos valores organizacionais.

 

PESQUISA DE CLIMA – PCO

 

A PCO – Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de diagnóstico, permitindo identificar a necessidade de ações para aumentar a satisfação dos trabalhadores, o que certamente irá trazer melhores resultados para a empresa, uma vez que o clima organizacional afeta o desempenho individual e este por sua vez o desempenho das organizações.

 

Metodologia:

  • Identificação dos pilares organizacionais
  • Elaboração e aprovação do questionário
  • Plano de comunicação interna
  • Tabulação dos resultados
  • Apresentação das APC’s – Ações propostas pela consultoria

 

Resultados esperados

  • Antever problemas de rotatividade, absenteísmo e afastamentos
  • Conhecer quais são os fatores que estão afetando negativamente a empresa
  • Atuar na falta de motivação e entusiasmo da equipe
  • Reduzir índices de conflitos organizacionais
  • Melhorar a comunicação e satisfação das pessoas
  • Aumento de produtividade com qualidade